Tema de discussão freqüente no meio Técnico, as dúvidas relacionadas à “obrigatoriedade e vantagens” de se registrar no CREA é mais comum do que se imagina.
Assim como os Médicos, Farmacêuticos, Advogados e outras profissões que possuem um Conselho seu especifico, os Técnicos Industriais também possuem um Conselho que regulamenta e fiscaliza a sua atividade profissional. Trata-se do CREA, que é o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Este conselho é quem regula as atividades profissionais dessas áreas, tanto em nível superior quanto em nível técnico.
È enorme a importância de ser um profissional registrado no CREA, pois comprova que você freqüentou um curso técnico reconhecido pelo Ministério da Educação e está habilitado a exercer legalmente a sua profissão. Pessoas que exercem a profissão sem terem feito um curso técnico reconhecido estão exercendo a profissão ilegalmente e podem ter complicações no futuro caso apareça alguma denúncia, problema envolvendo a atividade ou no serviço que fora contratado para executar.
Ser um profissional registrado pode ser um diferencial importante na hora da contratação por parte de algumas empresas e muitos Técnicos de Nível Médio se deparam com a necessidade de obter o CREA somente quando este é pré-requisito para alguma atividade ou em proposta de emprego. Empresas que geralmente exigem como pré-requisito que o profissional seja registrado possivelmente irá pagar salários compatíveis com o mercado de trabalho. Já na área de concursos públicos está crescendo a obrigatoriedade do Registro no CREA para aprovados em vagas de nível Técnico, há inclusive casos de pessoas que procuram os conselhos somente após aprovação em um concurso deixando as coisas para última hora.
Falando sobre representatividade da classe dos técnicos industriais é visível os esforços dos CREA´s de todo o Brasil nos últimos anos no que diz respeito as negociações e sensibilização sobre a importância do projeto de lei PL 2861/2008 que define o piso salarial dos técnicos industriais e agrícolas de nível médio em R$ 1940,00. Este projeto já fora aprovado pelo Senado Federal, e agora pela Comissão do Trabalho da Câmara dos Deputados. No momento segue estacionado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania sob relatoria do Deputado Osmar Serraglio(PMDB-PR). Caso este projeto seja finalmente aprovado e sancionado seria uma conquista semelhante a dos engenheiros, que possuem já há algum tempo um piso nacional definido pela Lei Federal 4950-A de 1966 e complementado pela Constituição de 1988.
No que diz respeito a benefícios de se possuir CREA aos profissionais de nível médio no amazonas, além dos aspectos legais em possuir o documento há convênios com Faculdades para profissionais registrados que fazem algum curso de graduação na área de atuação do CREA (Engenharia, Arquitetura, Agronomia ou áreas afins) nestas instituições e que dão direitos a descontos em mensalidades, além deste há até mesmo convênio com academia. Outras possibilidades de benefícios é associar-se a MÙTUA (Caixa de assistência aos profissionais do CREA) que oferece para seus associados desde plano de saúde com preços especiais, planos de previdência privada e até mesmo linhas de financiamentos para aquisição de veículos, complementação de estudos, capital de giro associado ou capital de giro isolado aos associados no intuito de formá-los micro-empreendedores.
Resumindo, há muitas vantagens e em minha opinião registrar-se no CREA é um ato que só trará benefícios à profissão que você escolheu e se preparou para exercer durante anos na sala de aula.
Um comentário:
Pbns informações q engrandece profissionalmente.
Postar um comentário